terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Recebendo os amigos: Dicas para um jantar

Amo cozinhar, mas estou longe de ser uma expert no assunto. Apesar disso, não é sempre que estamos dispostos a encarar uma cozinha, principalmente quando a recepção é para muitas pessoas, não é mesmo? No meu caso, foram 14 pessoas, o que já acho um número considerável.
Na minha opinião, na hora de receber os amigos não pode faltar uma entrada caprichada e penso que ela é até mais importante que o prato principal. Por que? Em casa, pelo menos, todos amam ficar no balcão, conversando, bebendo e aperitivando. É claro, isso é uma delícia mesmo!
Quero então compartilhar como foram esses preparativos. No entanto, a dica do menu não foi mérito meu, como já sabem, e sim do chef Peppe. Vamos lá?

Entradas:
  • Salada verde com cenouras, mussarela de búfala e tomate seco;
  • Bruchetta de tomate "ciliegino" (cereja) com manjericão, orégano e azeite artesanal;
  • Bruschetta Pesto de Azeitonas pretas (atum-alici-aglio-alcaparras-azeite extra virgem)

Prato Principal:
  • Fettuccine al nido de grano duro (trigo duro) alla carbonara: panceta defumada e creme de ovos, pecorino romano, pimenta do reino;
  • Fusilli tonno e melanzane: berinjela, atum, salsinha e azeite extra virgem.


Curiosidades: 'Origem e história: Carbonara ou spaghetti alla carbonara é um prato do ínício do século XX e original da Roma Antiga. No entanto, há algumas controvérsias, sugerindo que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta maçônica italiana. A receita original é preparada com ovos, queijo pecorino romano, toucinho e pimenta.

Receita: Não resisti e pedi ao Peppe a receita do pesto de azeitonas. Anotem e façam, é perfeita!

Ingredientes:
Atum;
Aliche;
Alcaparras;
Azeitonas pretas;
Alho e
Azeite

Modo de preparo:
Bater no liquidificador o atum, aliche, alcaparras e o alho, sempre com um fio de azeite e no final acrescentar pouco a pouco as azeitonas pretas já cortadas.

Sobre o chef

Giuseppe Peluso (Peppe) nasceu em Siracusa, uma comuna italiana da região da Sicília e por lá sempre morou, até conhecer a catanduvense Ana Marta Wicher. Casaram-se em 2008 e, em 2009, mudaram-se para Catanduva.
Movido pela paixão e tradição de sempre cozinhar para os amigos, Peppe fez disso um negócio. O destaque de sua cozinha, sem dúvida, está no cuidado e escolha dos ingredientes, os quais estão sempre frescos, sendo que diversos produtos são trazidos diretamente da Itália, como: Azeite, orégano, manjericão, pinoli e tomate seco. Vale a pena registrar que o seu azeite é artesanal, produzido pela própria família.
A produção dos pratos segue a tradição das receitas locais de diversas regiões da Itália e, portanto, representam a autêntica cozinha do país.


2 comentários:

  1. AI QUE SAUDADES DESSES PRATOS. PARABENS PEPE, VC VAI LONGE. AINDA BEM QUE PASSA PELA MINHA TERRINHA VEZ OU OUTRA PRA EU PODER COMER UM POUQUINHO DISSO TUDO. BJOS TIA TANINHA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e passe sempre por aqui! Natália.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário