segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Arquitetura Contemporânea e Sustentável

























Vocês já ouviram falar em edificações com certificado LEED?  Pois bem, essa é uma tendência que está sendo cada vez mais seguida nos países desenvolvidos. Na sua tradução crua, LEED significa "Liderança em Energia e Design Ambiental" que consiste em um conjunto de sistemas de classificação para o desenvolvimento de projetos, construção e operação de alto desempenho de edifícios verdes, casas e bairros. 

Em outras palavras, quem opta por essa certificação tem a intenção de usar os recursos de forma mais eficiente quando comparado aos edifícios convencionais. A lista de benefícios com a implementação de uma estratégia LEED vai desde melhorar a qualidade do ar e da água para a redução de resíduos sólidos até ao beneficiamento direto de  proprietários, inquilinos e a sociedade como um todo.

Uma realidade bastante distante de nós, mas que vale ser analisada com mais cuidado e adequada à realidade sócio econômica (e cultural) do país.

Bem, mas chega de conversa e vamos a um bom exemplo de . tudo isso que escrevi. Assim, o projeto escolhido fica em Montrel, Canadá e está inteiramente certificado pelo processo descrito acima. Acompanhem comigo!


























A equipe responsável pela execução desta residência demonstrou que é possível construir uma casa ecológica, sem sacrificar o design contemporâneo. Desde a escolha dos materiais à concepção do projeto,  os profissionais e proprietários objetivaram minimizar ao máximo os impactos causados à natureza.

Toda a estrutura da casa foi feita a partir de materiais reciclados. Para minimizar as perdas de calor foi escolhido o vidro duplo com película refletora. Na cobertura, telhas de fibra de vidro ajudam a reter a umidade.

Na fachada, as pedras naturais são de uma pedreira local e o revestimento interno das paredes são de cal e dispensaram a utilização de pintura e gesso.



Os painéis da cozinha são feitos a partir de materiais reciclados. Todas as torneiras tem adaptadores para reduzir o fluxo de água e são feitas com base de resina vegetal.













Boas inspirações, não é mesmo? 
Um ótimo início de semana a todos.

imagens: Alexandre Pais
projeto: Gervais Fortin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário