segunda-feira, 5 de março de 2012

O processo criativo dos projetos

Há poucos dias fui procurada para desenvolver um projeto em um clube da cidade. Uma pequena intervenção, mas que me deixou muito feliz pois tenho um amor enorme por esse lugar. Prontamente chamei minha irmã, também arquiteta, que adoro! Na verdade acho interessantíssimo desenvolver projetos em conjunto - novas ideias e experiências contribuem demais ao amadurecimento de qualquer projeto.

Mas hoje quero escrever um pouco sobre meu processo de criação. Em qualquer trabalho que inicio, uma das primeiras coisas que faço é buscar referências, em outras palavras “inspirações”.

Vamos lá, vou esquematizar isso:

1º Passo:

Pesquisa:

Adoro pesquisar em livros, revistas (até as mais antigas), sites e blogs especializados. Outra coisa que também contribui a esse processo são as memórias que acumulo durante viagens, lugares bacanas que visito e experiências de outros projetos...

Guardo todos esses arquivos em uma pasta no computador para posteriormente iniciar os estudos preliminares. (geralmente essas referências são inseridas na apresentação ao cliente)

2º Passo:

Pesquisa mais “refinada”:

Neste momento, já tenho definido o estilo que vou seguir, assim como os materiais e acabamentos. A partir de então busco conhecer melhor os produtos, as cores que podem compor nos ambientes, a iluminação, paisagismo e outros detalhes.

Bom, chega de conversa, quero compartilhar com vocês algumas ideias que estão nos inspirando para esse projeto.































É claro que há muito mais, mas vou deixar um pouco para depois....
Até!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário