sábado, 2 de junho de 2012

Junho: seja bem vindo!

O mês de junho chega, talvez, até mais rápido do que imaginava. Sem problemas... pois adoro esse mês. Acredito que seja pelo fato de ser a temporada das festas juninas, as comidinhas deliciosas que as acompanham, as noites mais frias... Enfim, a cada ano que passa prometo que uma dessas festas gostosas acontecerão na minha casa.  Será que me encorajo para isso?

Bem, mas acredito que não seja uma festa difícil de programar. Penso que, de maneira alguma, pode faltar os tradicionais doces e comidinhas, além de uma decoração com motivos típicos da temporada junina – sem isso não dá para entrar no clima, não é mesmo?

Desta maneira, na ansiedade de ser novamente cobrada pelos amigos já estou me aquecendo e buscando algumas ideias inspiradoras por aí. Será que rola?
















Um pouco de história...

Para os leitores gringos do blog explicarei um pouquinho sobre a história destas tradicionais festas juninas que acontecem aqui no Brasil. Acredito que, após o nosso conhecido carnaval, essas são a festas mais aguardadas do  calendário de festas brasileiro.

De acordo como livro Festas Juninas, Festas de São João: Origens, Tradições e História, da antropóloga Lúcia Helena Vitalli Rangel (Publishing Solutions / Yoki, 2008), além dessas festas coincidirem com o dia dos santos - segundo o calendário católico - “No Brasil, há uma certa coincidência entre as festas da fertilidade da colheita do Hemisfério Norte com rituais indígenas”.

Uma destas evidências é observada nas comidas típicas juninas, as quais são uma influência dos índios, tais como: milho,mandioca, abóbora e batata-doce. 

Gostaram? Agora não tenho mais desculpa para organizar a minha festa!
Abraços e um ótimo fim de semana.


Imagens Via: Revista Minha Casa l Revista Casa e Jardim l blog evellyn miola l decorando a la provence blog

3 comentários:

Deixe seu comentário