segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PARKLETS | ALTERNATIVA PARA CALÇADAS COM MAIS VIDA E SEGURANÇA

Acompanho com atenção aos recentes projetos urbanos que receberam prêmios por seu design nos últimos anos. Um deles, particularmente, me chamou a atenção.

A proposta foi desenvolvida pelo inovador escritório americano Matarozzi Pelsinger Design + Build que cuidou de dar uma solução bastante interessante e eficiente para calçadas estreitas e que precisam abrigar diversas funções para seus usuários que precisam de espaço para sentar, comer e divertir-se.



Quem ainda pensa que a rua foi feita apenas para automóveis está bem enganado. Em São Francisco, Califórnia, a rua passou a ter um novo significado para o comércio e restaurantes daquela região. Tomando apenas 3 vagas de estacionamento, a proposta acrescentou beleza ao ambiente urbano e novas atividades ao espaço, que agora pode, de forma segura oferecer espaço para pequenos eventos e lazer a população, além garantir que o pedestre circule seguramente pelas calçadas.































































Um pouco mais sobre os PARKLETS

Parklets são o resultado de espaços da calçada, do lado de estacionamento, que foram convertidos em novos espaços públicos para diversas finalidades, como sentar, reunir e até mesmo como paisagismo. Os primeiros parklets foram patrocinados pela Prefeitura de São Francisco (Califórnia) como projetos piloto. Vejam abaixo alguns dos primeiros destaques do projeto.) 

Desde então, um programa  voltado à implantação de novos Parklets tem permitido a esses novos espaços o surgimento de criativas iniciativas da comunidade para cuidar desses bens que são de domínio público.  Mais de 100 áreas foram concedidas e estão em processo de instalação de Parklets, e juntos formam uma rede em constante mudança na vida de pedestres em toda a cidade. (Veja um mapa de parklets em San Francisco .)

22nd Street Parklet

Localização: 22 e Bartlett Ruas
Abertura Data: abril de 2010




Detalhes do Projeto:

A construção de uma plataforma para na pista de estacionamento para que área ficasse no mesmo nível da calçada foi realizado. Nesta plataforma, bancos, floreiras, paisagismo, estacionamento de bicicleta, mesas de café e cadeiras (em certos locais), todos se unem para proporcionar um novo espaço público acolhedor.

O material escolhido para a superfície do deck foi o bambu - por ser considerado um recurso renovável e ambientalmente amigável. Vale ressaltar que as três empresas frente ao novo Parklet concordaram em fornecer a manutenção diária, apesar de todos os bancos e estacionamento de bicicletas serem gratuitos e abertos ao público.























Columbus Avenue Parklet

Localização: Columbus Avenue, entre Vallejo e Green Streets.
Data de inauguração: Outubro de 2010
















Via: Pavement to Parks 

2 comentários:

  1. Nat,

    Adorei a idéia... Além de muito bonito, transforma a paisagem urbana, torna a cidade mais acolhedora e humanizada.

    Bjos!

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer aqui no blog minha querida! Beijos e volte sempre.
      Natália

      Excluir

Deixe seu comentário