sábado, 16 de junho de 2012

Nova colaboradora no blog

Hoje quero apresentar para vocês a nova colaboradora do blog: Ana Paula Stuchi!

Ana Paula é minha conterrânea e já há alguns anos está com endereço em Miami. Além de ser uma especialista em Marketing Estratégico e Relações internacionais, Ana é apaixonada por novas culturas.

Sua última e mais longa viagem foi à China e assim, logo me despertou o interesse de convidá-la a compartilhar aqui um pouco de sua experiência e as tradições e cultura desse distante país.

Vamos lá? O texto está cheio de informações interessantes, aproveitem.
Beijos a todos e um ótimo final de semana!































Para esse enredo preferi dividir a China em partes, assim todos os que lerem esse blog poderão se sentir como se estivessem dentro da China. 

Vou contar um pouco nesse primeiro ensaio sobre as casas de vendas de chá e suas tradições. Englobando a arquitetura e o âmbito cultural desse lugar místico e que deixa nos pensamentos, os mais diferentes questionamentos sobre sua cultura local. 


























Para iniciarmos nossa leitura, vou contar um pouco sobre a tradição do Chá na China.
Quando você visita a casa de um chinês, a primeira coisa que ele oferece é um copo quentinho de chá, mesmo nos dias de calor mais sufocante.

O chá começou a tornar-se a bebida tradicional dos chineses há cerca de 4 mil anos atrás. Na dinastia Tang, o monge Lu Yu, que viveu entre 733 e 804, escreveu a obra Cha Jing (Livro do Chá) dividido em três volumes. Na obra, o monge fala sobre o caráter, a forma e a qualidade do chá, sua colheita, processo de elaboração, o método de preparação da bebida, assim como os utensílios para bebê-lo.



























Há quatro tipos de chá enviados pela China foram outorgadas medalhas de ouro. Assim, o chá chinês tornou-se famoso em todo o mundo.

Um dos premiados era o Chá Verde do Macaco. O curioso nome é ligado à Montanha Fênix, rodeada por três aldeias, na Província de Anhui, no Leste da China.


Na China, a tradição de beber o chá é muito diferente.  Embora seja uma atividade social, beber chá envolve apreciar a fragrância, a cor e os variados sabores, conforme a bebida vai se tornando mais forte.  



























Na Casa de Chá "Lao She", uma das mais tradicionais casas de chá da China localizada em Beijing , os garçons vestem trajes clássicos, recepcionam carinhosamente os hóspedes com o sotaque de Beijing. Os garçons são chamados de "Xiao Er" nas casas de chá de Beijing. A Casa de Chá "Lao She" recebeu este nome em homenagem ao famoso escritor chinês Lao She, que escreveu a "Casa de Chá", obra imortal da literatura dramática chinesa. "A casa que Lao She descreveu em Beijing já não existe mais. Porém, na casa que leva o seu nome, podemos encontrar parte dos antigos costumes e da arte de tomar chá.

Os Chineses em sua grande maioria preferem o chá de jasmim. Elaborado a partir das flores de jasmim, esta qualidade de chá exala um doce aroma.

Além do chá de jasmim, existe um outro tipo de chá requintado: Yinghua.
A água quente é delicadamente adicionada numa xícara com a flor de origem japonesa que, lentamente, passa a desabrochar. Esse chá é muito querido entre as mulheres, pois conta a história que para fazer uma "flor" de chá é necessário escolher mais de 160 brotos de chá muito tenros. Depois, eles são envoltos por um tênue fio de algodão e misturados com vários tipos de flores, como a de jasmim, camélia etc. Isso é ideal para a boa saúde, especialmente a das mulheres".

A arte do chá também requer a água, o chá e o bule da melhor qualidade.




























A arte do chá é uma tradição chinesa e expõe muitos traços de nossa cultura. Nesta casa de chá simples, elegante e tranqüila, podemos cultivar o caráter pessoal e curtir sua beleza e tranqüilidade.  (casa de chá “Wu Fu”). 


Ana Paula Stuchi
Partner/Owner · Miami
Import, Export & Logistics



2 comentários:

  1. Nossa, que delícia ler essa matéria! Com certeza enriqueceu ainda mais o blog, do qual já sou fã! Estão de parabéns! E que venham mais matérias para que possamos acompanhar sa viagem e um dos destinos mais lindos do planeta! Bjs pra vcs!

    Gabriela E. G. Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, adorei ver seu comentário por aqui. Obrigada querida e fico muito feliz por ter gostado. Espero melhorar sempre. Assim, dê ideias e sugestões!!!! Vou amar atendê-la. beijos Natália

      Excluir

Deixe seu comentário