segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade e Design

Nada melhor que começar a semana falando de um assunto que me empolga demais: Sustentabilidade! Melhor que isso é a sustentabilidade aliada ao design. E, diga-se de passagem, um bom design.
Quando fiquei sabendo que Phillipe Starck desenhou a “bicicleta do futuro”, para cidade de Bordeaux, França, não podia deixar de fazer um post sobre o assunto.

Bicycle of the Future

O projeto final foi apresentado na semana passada (dia 10 de fev.), na presença de Alain Juppé, prefeito da cidade de Bordeaux, no “Cyclab”, um simpósio com objetivo de refletir sobre o futuro do ciclismo e da sua utilização.

O projeto

Para o projeto, os moradores de Bordeaux responderam a um questionário online, a fim de definir a sua bicicleta ideal. As respostas inspiraram Philippe Starck desenhar, sem ônus, a bicicleta do futuro.

O "Bordeaux bicycle” é, mais uma vez, uma ilustração do compromisso de Starck para a "ecologia democrática", um conceito revolucionário que ele desenvolveu e cujo objetivo é criar objetos acessíveis a todos, viáveis e inovadores.

"Meu interesse pelo meio ambiente não tem começo nem fim, é um estado de espírito" Ph.S




Para Starck, a bicicleta é um veículo e não simplesmente um exercício de design. Deve ser durável, funcional (deve ter recursos para bagagem, segurança...), a preços acessíveis (menos de 300 €) e responder a um conjunto de especificações.
Para cumprir todos estes critérios, ela terá uma estrutura de alumínio, rodas fluorescentes, freios e velocidade do sistema inseridos no cubo das rodas, iluminação automática e integrados na estrutura, duas racks. Será montada na França pela Peugeot.

CYCLAB

Com a realização de debates, mesas redondas, apresentações de protótipos, novos equipamentos, bicicletas, etc., o simpósio reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais da área, industriais, empresários, intectuais e associações.


Para quem se interessar mais sobre o assunto, há informações detalhadas no site: http://www.bordeaux.fr/ . Inclusive, sobre os planos, projetos e políticas urbanas.

Um comentário:

  1. Nossa Nati que fantástico, acho essas inicitivas ótimas e se tiver um design bonito melhor ainda né!?
    Aqui em Brcelona eles tem uma iniciativa que chama Bicing. Em todas as estações tem algumas bicicletas paradas e você pode pagar uma taxa mensal para usar todas elas (acho que são 22 euros). Daí é só passar seu cartão carregado e pegar a bicicletinha perto da sua casa e deixar na estação mais perto do seu trabalho ! Achei ótimo.
    Amei o post ! Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário